O herdeiro pode fazer usucapião da herança?
- Humberto Alves Valadão

- 31 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de mar. de 2024
A usucapião ainda é um assunto polêmico, principalmente em relação à herança. Mas, sem rodeios, a resposta é SIM, o herdeiro pode fazer a usucapião do bem.

A usucapião entre herdeiros é uma forma de aquisição de propriedade de um bem que pertencia a uma pessoa que faleceu, quando um dos herdeiros vem a possuir esse bem de forma mansa, pacífica e contínua por um determinado período, sem que os demais herdeiros se opusessem à sua posse.
Para que seja configurado do direito de usucapir é necessário que o herdeiro comprove que possuiu o bem de forma ininterrupta, sem oposição, e que exerceu atividades de forma ostensiva no imóvel, como construção, plantio, cultivo, entre outras, por pelo menos 15 anos.
O assunto já foi discutido na justiça e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se manifestou sobre a possibilidade da usucapião entre herdeiros, reconhecendo que é possível a aquisição da propriedade desde que sejam preenchidos os requisitos legais, admitindo a usucapião inclusive após o inventário, quando o bem ainda estiver em condomínio, sem a divisão das partes.
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar ou pelo menos diminuir a chance de perda do patrimônio, como a realização do inventário, a divisão dos bens que ainda estejam em condomínio e até mesmo uma notificação extrajudicial ao herdeiro que esteja na posse da herança.
O importante é sempre estar atento aos seus direitos e buscar orientação profissional.
Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, envie uma mensagem ou siga no Instagram https://www.instagram.com/humbertovaladaoadv/.
![NOVA LOGO HUMBERTO FINAL [Convertido]-02_edited.png](https://static.wixstatic.com/media/cc0874_5e0ede0d5b234cb4abf172a04a8d7ece~mv2.png/v1/crop/x_12,y_0,w_390,h_74/fill/w_342,h_65,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/NOVA%20LOGO%20HUMBERTO%20FINAL%20%5BConvertido%5D-02_edited.png)



Comentários