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Aposentados e pensionistas: cuidado com a fraude do empréstimo consignado

  • Foto do escritor: Humberto Valadão Advogados
    Humberto Valadão Advogados
  • 20 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2024

Já há algum tempo os segurados do INSS se tornaram alvos de golpistas, que atuam das formas mais variadas.


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Uma recorrente forma de fraude consiste na contratação de crédito consignado sem o consentimento do aposentado e ocorre de diversas maneiras, as principais são:


1ª - Alguém liga se dizendo funcionário do banco, alegando que supostamente teria sido realizado um empréstimo indevido e se oferece para devolver os valores na conta do aposentado.

2ª - O golpista se passa por agente do INSS e diz ao aposentado/pensionista benefício está ou será bloqueado caso não seja realizada a prova de vida.


3ª - Suposto consultor entra em contato "informando" que foi verificada um saldo devido pelo INSS, referente a uma suposta diferença nos pagamentos do benefício e para que o pagamento seja realizado é preciso realizar alguns procedimentos.


Em todos os casos a pessoa passa “orientações” que incluem o fornecimento de códigos enviados por mensagens e fotos com o celular.


Após o procedimento, sem perceber o segurado do INSS contratou um empréstimo consignado, que muitas das vezes nem chega a ser depositado em sua conta e só é percebido meses depois com o desconto no benefício.


Embora as reclamações contra bancos tenham crescido e alguns deles já tenham até sofrido punições, ainda é uma situação difícil de comprovar, já que é a vítima quem fornece códigos solicitados e tira sua própria foto.


De qualquer forma, é importante que o aposentado e pensionista saibam que Código de Defesa do Consumidor garante, no prazo de 7 dias, o cancelamento da contratação realizada por telefone, não sendo necessário qualquer justificativa.


É preciso ter muito cuidado no momento de cancelar o empréstimo e restituir os valores, o contato deve ser realizado diretamente com o banco, não realize depósito em contas de terceiros e não pague boletos enviados por desconhecidos.


E mais, o INSS não realiza ligações para os segurados. Desconfie de propostas de devolução de valores ou de pessoas que solicitem "selfies", em caso de dúvida procure a agência do seu banco ou um advogado, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda.


Tem algum questionamento? Deixe nos comentários, envie uma mensagem ou siga no Instagram https://www.instagram.com/humbertovaladaoadv/.


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