top of page

Aposentados e Pensionistas de Goiás: Fique Atento ao Prazo para Reaver Descontos Indevidos

  • Foto do escritor: Humberto Alves Valadão
    Humberto Alves Valadão
  • 30 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de out. de 2024

Entre abril de 2020 e março de 2021, muitos aposentados e pensionistas do Estado de Goiás foram surpreendidos com um desconto de 14,25% em seus proventos. Esse desconto foi aplicado pela Goiás Prev com base na reforma da previdência, mas de forma indevida. Agora, o prazo para recuperar esses valores está se aproximando.


Imagem apresenta 2 idosos analisando um documento

O que aconteceu?

As mudanças vieram com a Emenda Constitucional Federal nº 103/2019 e a Emenda Constitucional Estadual nº 65/2019, que alteraram as regras para a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. No entanto, a cobrança correta só foi regulamentada com a Lei Complementar Estadual nº 161/2020, que entrou em vigor em abril de 2021. Entre abril de 2020 e março de 2021, os descontos foram aplicados de forma indevida, atingindo até mesmo aqueles que recebiam abaixo do teto do INSS.


E a partir de abril de 2021?

A partir de abril de 2021, a situação foi regularizada e os descontos passaram a ser aplicados corretamente, sobre valores que ultrapassam um salário-mínimo, e, posteriormente para os que recebem acima de R$ 3.000,00 (três mil reais).


Prazo para buscar a restituição

Quem sofreu esses descontos indevidos entre abril de 2020 e março de 2021 tem o direito de reaver esses valores, mas o tempo está correndo. O prazo para entrar com uma ação judicial é de 5 anos, e para muitos, o prazo está próximo de expirar. Aconselha-se procurar orientação jurídica o quanto antes para evitar perder o direito de solicitar a devolução.


Diversas ações judiciais já garantiram a restituição dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Com o prazo para buscar a devolução se aproximando, é fundamental que os afetados ajam rapidamente. Se você foi afetado, busque orientação para garantir seus direitos.


Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, envie uma mensagem ou siga no Instagram https://www.instagram.com/humbertovaladaoadv/.

Comments


©2024 por Humberto Valadão. Desenvolvido por Farol Agência Digital. Alterações e ajustes por Huios Digital Brasil

bottom of page
=